Três passos para você vender o seu imóvel!


Após uma crise econômica no Brasil, o país vê uma melhora relevante do setor imobiliário. Prova disso é o crescimento de 46% das vendas após três anos consecutivos em queda, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo. Com o reaquecimento do mercado imobiliário, trazemos hoje o passo a passo para você vender o seu imóvel:


1) Prepare os documentos: junte todos os documentos do imóvel e os seus e regularize quaisquer eventuais irregularidades. Veja abaixo a lista de documentos necessários do vendedor e do imóvel:


Documentos do vendedor:


· CPF do vendedor e do seu cônjuge, caso seja casado;

· Certidão de nascimento, caso seja solteiro ou de casamento, caso seja casado;

· Certidão de Distribuidor Civil- Fórum

· Certidão de feitos – Justiça do Trabalho

· Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas


Documentos do vendedor:


· Certidão de Propriedade ou registro (certifique-se que esteja atualizada)

· Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – Secretaria da Prefeitura

· Certidão de Débitos Municipais – Secretaria da Prefeitura

· Declaração de quitação condicional (apenas para apartamentos) – Administradora do condomínio ou síndico.


2) Escolha uma imobiliária e decida o valor do imóvel: a probabilidade de uma negociação sem intermediário dar errada é muito grande. É um processo cansativo que exige a expertise que profissionais da área possuem e podem auxiliar no cálculo do imóvel. Além do auxílio de um profissional, para calcular o preço estimado, é importante que não fuja do valor estimado para imóveis parecidos com o seu. Seja justo!


3) Tire fotos de qualidade: sim! Fotos com ângulos ruins e ambientes desarrumados não são atrativas. Prepare sua casa e opte por registras detalhes que sejam um diferencial como uma estrutura de gesso ou piso diferenciado, por exemplo.

15 visualizações