Conheça Nova Lima/MG: uma cidade que dita tendências no mercado imobiliário

por José Cleves, diretor e editor do jornal a Notícia de Nova Lima


Imaginem uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte três vezes mais antiga do que a capital. Territorialmente também maior, onde o “ali” de mineiro costuma ser tão distante da sede que parece ser “do outro” lado de BH, porém, é tão perto de tudo e de todos que às vezes nem notamos direito se passamos por ela ou ela passa por nós.


Pois é. Assim é Nova Lima. Uma cidade fashion, que hoje virou grife, tal o esplendor de sua natureza preservada, as trilhas, o ecoturismo, a assimetria de suas montanhas a abrigar cachoeiras e o esporte de aventura. Tudo isso, em meio a condomínios de luxo – são quase 40 às margens da BR 356 e da MG 030 – e bairros sui generis, como o Vila da Serra e o Vale do Sereno, com suas mansões, resorts e prédios de alto luxo.


POINT DA GASTRONOMIA E ESPORTE DE AVENTURA



Descendo a MG-030, chegamos à sua sede histórica, o berço dos pioneiros da época do ciclo do ouro, coisa de 300 anos atrás. Encravada num vale, o seu urbanismo conserva as habitações da época, com becos e vielas – os zigue-zagues, por exemplo, feitos pelos escravos.


Em outro cenário, estão os imóveis em estilo art déco erguido pelos ingleses em bairros que guardam até hoje a cultura dos ex-donos das minas de ouro do lugar. Ainda no caminho da MG 030, vemos às margens da rodovia o oásis de condomínios de luxo e de grande tradição, como o Ouro Velho Mansões, encrustados na base das montanhas, onde o ar puro, a paisagem, a segurança e a tranquilidade de se morar perto de tudo e longe de tudo ao mesmo tempo, atrai famílias das classes A e B da Capital.



Seguindo pelo lado oposto, já na BR 356, a história se repete com uma dose de aventura. Pura adrenalina. A partir do bairro Jardim Canadá, que dá acesso à Serra do Rola Moça, com seus mirantes e precipícios, e a da Moeda, com a rampa de voo livre do Topo do Mundo, cachoeiras, trilhas de motocross e bike, entre outros esportes de aventura.


TODOS OS CAMINHOS LEVAM A MACACOS E CASA BRANCA


Todos esses caminhos levam a dois distritos emblemáticos da região: o de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), com suas pousadas, cachoeiras, a gastronomia diversificada e o barroco, e o de Casa Branca, já em Brumadinho, com as mesmas características.



Parodiando Guimarães Rosa, a verdade é que Nova Lima são várias. Todas elas cobiçadíssimas pelas famílias que desejam sossego e água fresca, principalmente nos condomínios e nos bairros que fazem divisa com o Vetor Sul da Capital, onde o metro quadrado é um dos mais caros da Grande BH.


NOVAS TENDENCIAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO


O glamour de morar nesta cidade é grande. Nova Lima é a cidade brasileira com maior concentração de ricos, conforme dados estatísticos da Fundação Getúlio Varga, o que faz com que a busca por imóveis de alto padrão seja grande.



Além de belíssimas casas em condomínios de luxo, a cidade dispões de apartamentos modernos e diversificados para atender o público. Veja algumas oportunidades que separamos para você em Nova Lima clicando aqui!



15 visualizações